AS CAUSAS DA (DES) MOTIVAÇÃO E DO (DES) INTERESSE NOS ESTUDOS DOS ALUNOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Artigo
O grande desafio dos docentes atualmente se consiste na falta de motivação dos alunos das
séries finais do ensino fundamental em relação aos estudos, o que acaba gerando baixas notas
e desempenho escolar abaixo da média de uma grande parte desses alunos, considerando-se
que estão numa fase importante de sua formação acadêmica (escolar), pois em breve estarão
cursando o ensino médio e provavelmente apresentarão os mesmos problemas oriundos no
ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa baseou-se no estágio supervisionado clínico,
do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional e foi realizado numa escola de ensino
fundamental pública, onde se constatou essa realidade de desmotivação e desinteresse de uma
turma de 8º ano e que servirá de base para a elaboração desse artigo onde serão analisadas as
razões pelas quais o estudo é uma “obrigação”, motivo de brincadeiras, conversas em sala de
aula e um evento social, onde o aprendizado e formação escolar, lamentavelmente, ficam num
segundo plano de prioridades para esses alunos.