Back to top

A CIBERCULTURA E AS TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Tipo de Trabalho 

Artigo

O comportamento do consumidor tem sido considerado um fator-chave no desenvolvimento de estratégias de sucesso que proporcionam melhores condições competitivas para as empresas no mercado. Portanto pesquisas que abordam o assunto mostram-se de grande relevância. O presente estudo possui como objetivo analisar as transformações nas relações de consumo provenientes do advento da cibercultura. Enquanto a metodologia, o estudo pode ser classificado como descritivo em relação a seus objetivos e de levantamento no que tange aos procedimentos técnicos. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário a um grupo de 90 (noventa) participantes entre os dias 01 (um) e 30 (trinta) de novembro de 2018 através da plataforma “Google Doc’s”. Os resultados demonstraram que o advento da cibercultura trouxe significativas mudanças sobre o comportamento dos consumidores, sobretudo em aspectos relacionados à pesquisa de informações sobre os produtos e serviços adquiridos.