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COMPETÊNCIAS E ASPECTO DO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉCULO XXI

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho proporciona implicações de uma pesquisa que procurou averiguar o processo da formação de formadores, quanto às competências e ao perfil profissional do docente universitário no Ensino Superior no Brasil do século XXI. Com essa finalidade os percursos desse artigo seguiram uma análise de conteúdos bibliográficos e de uma pesquisa de campo em um curso de Direito, de um Campus de uma universidade pública, por meio da coleta de dados de dois questionários, um aos docentes e outro aos discentes. Diante deste novo período do século XXI, era da globalização digital, com extremos avanços na microtecnologia, com a sociedade em veloz e constante mutação, onde as Tecnologias Digitais de Informação e do Conhecimento imperam, ampliam-se as exigências quanto às competências e perfil do professor desse século, obrigando-o a repensar sua profissão quanto aos procedimentos metodológicos e à didática, com ênfase na atuação profissional e forma de convivência, tanto com os alunos, como com a sociedade. Assim, se resulta este artigo, numa síntese de investigação, avaliação e reflexões das competências e aspecto do docente do ensino superior da atualidade, em suas vivências de práticas pedagógicas e contribuições na docência no ensino superior à formação humana na sociedade.