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COMPORTAMENTO DE CONSUMO E PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES FRENTE À VARIÁVEL AMBIENTAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

Os hábitos de consumo de produtos em geral são influenciados pelo o envelhecimento da população. Neste caso, o segmento de mercado voltado para a terceira e quarta idade mostra-se muito importante e tende a aumentar exponencialmente, no entanto, observa-se que apenas um número reduzido de empresas tem dado a devida atenção a este segmento, além disso, o conhecimento científico acerca deste contexto ainda é limitado. Este estudo postula, pois, analisar o comportamento de consumidor e representação ambiental dos idosos a partir do Método de Assimilação de Percepção e Consumo Ecológico, e a estatística descritiva. Em relação à percepção ambiental, os idosos mostraram-se que possuem potenciais traços dessa percepção; em termos de conduta de compra/consumo em relação aos produtos ecológicos mostraram-se com potenciais possibilidades de se tornarem um consumidor ecológico e em relação aos estágios do ciclo de vida de um produto, os idosos apresentaram mediana preocupação. Conclui-se que a percepção dos idosos sobre as características dos produtos considerados ecologicamente corretos e a representação ambiental, fruto da influência dos estímulos externos e internos, reflete nas atitudes e comportamento de aquisição e consumo, já que o processo de envelhecimento é condicionado às múltiplas influências entre os indivíduos, nos seus mais diversos níveis, e o contexto a qual estão inseridos. Portanto, os consumidores idosos, por sua vez, esperam que as empresas ajam baseadas em ações de desenvolvimento sustentável, em contrapartida, essas organizações também almejam que esses consumidores tenham uma compreensão pensante em relação às práticas do uso, consumo e reaproveitamento dos produtos consumidos.