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CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo tem como objetivo confirmar a importância da literatura infantojuvenil na formação do leitor. . A pesquisa apontou que a literatura é princípio mágico e inaugural que se revela em cada personagem, cada palavra e cada sentir e que a conceituação de literatura infantojuvenil, que é, antes de tudo, a arte da palavra, constitui-se um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e aos jovens. Constatou-se, também, que a leitura de obras infantojuvenis nas mais variadas manifestações requer um olhar aguçado do professor para que não desvie o foco da atenção, uma vez que o simbólico na literatura traça seu percurso para a transcendência dos anseios humanos: encontros e desencontros, angústia, medo, tristeza, alegria, amor, dor, felicidade. Isso porque a literatura faz olhar, sentir, ser e construir-se dentro de um universo de possibilidades e também colabora para o processo básico da humanização e para a ressignificação da realidade que cerca o leitor. Chegou-se à conclusão de que a literatura infantojuvenil contribui efetivamente para a formação do leitor e que a literatura é um dos espaços mais significativos para que se aprenda a caminhar com criação; trata-se de um presente que se oferece às crianças, aos jovens e aos adultos.