COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR: A CAMINHO DE UMA PRÁTICA INTEGRADORA POR UMA ESCOLA MAIS DEMOCRÁTICA E EFICAZ
Artigo
O trabalho do coordenador pedagógico e do orientador educacional, que se faz presente na educação evoluiu no decorrer da educação no Brasil, tendo seu inicio durante o ensino dos jesuítas e teve seu ápice na revolução industrial, onde o trabalho foi fragmentado justificado pela importância do melhor desenvolvimento na produção. Hoje, essas funções são assumidas por pedagogos e exigem conhecimento, pesquisas e análises, para que sejam desenvolvidas de forma democrática e eficaz e auxilie a escola no desenvolvimento de sua função social. Para isso, os pedagogos que desenvolvem essas funções precisam adotar critérios da gestão democrática para obter a participação de todos os envolvidos no processo educacional, além de trabalhar em consonância com a administração da escola, ou seja, devem trabalhar em parcerias com o diretor e o secretário escolar. Uma escola eficaz, que consegue desenvolver sua função social necessita do bem desenvolvimento do trabalho do coordenador pedagógico e do orientador educacional, cada um desenvolvendo suas funções, porém, com um olhar participativo, buscando o apoio de todos os participantes e, com o apoio da gestão, fazer da escola um local de compromisso e envolvimento, buscando em todos os segmentos, o melhor desenvolvimento das funções e das práticas, sempre objetivando o melhor desempenho dos estudantes.