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CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA FILOSOFIA MARXISTA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Há na geração de conhecimento, especialmente no campo da Educação Física, um conflito histórico no Brasil entre duas visões teórico-pedagógicas e epistemológicas. Neste estudo, o foco é dado à cultura corporal, contrastando com a visão da aptidão física na área da Educação Física Escolar no Brasil. O objetivo é destacar a importância do conhecimento da cultura corporal como resultado do trabalho, em sua dimensão intangível e essencial para a existência humana, como fator determinante da expressão cultural do corpo, ultrapassando a ênfase na aptidão física. Neste sentido, teve como base teórico-metodológica os princípios da filosofia marxista, no contexto do Materialismo Histórico e do método Dialético. Enfatizamos, por fim, a relevância da cultura corporal como componente da cultura e produção humana, que molda a expressão do corpo dos indivíduos, através da organização das atividades corporais, expansão do patrimônio cultural da humanidade e superação das formas de expressão corporal baseadas na ideia de aptidão física.