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DEFINIÇÃO DE PARAMETROS DE SOLDAGEM EM UMA COLUNA DE DIREÇÃO DA MOTOCICLETA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A fim de definir o processo de soldagem em uma coluna de direção de uma motocicleta, foi realizada uma metodologia de análise do comportamento do material de prensagem observando suas variações e deformações baseado em laudos e históricos de problemas das juntas a serem soldadas. No inicio tivemos que solicitar da empresa situada no polo de industrial de Manaus, fabricante de amortecedores dianteiros, amortecedores traseiros, cross mamber e de colunas de direção, desse ultimo conjunto (coluna de direção) cinco amostras para realização dos testes. O planejamento dentre os departamentos (Desenvolvimento, PCP, Novos Modelos e Produção), foi essencial para uma boa execução dos trabalhos. Após isso as amostras foram submetidas a diversos parâmetros de trabalho como definição dos limites de Amperagem, voltagem essas duas sendo de extrema importância, pois juntas elas se transformam na potência Kilovoltampere (Unidade de medida 10³ volts-ampère), juntamente com arame consumível de 1,2cm de diâmetro, rotação do prato (dispositivo de assentamento da coluna) de 10 rpm e gás STARGOLD (92% Argônio e 8% Ar), para realizar o processo de soldagem, assim como após as analises, as amostras foram submetidas a testes destrutivos (Tração e Compressão), para validar a resistência mecânica dos conjuntos soldados, e Macrográfico (microestrutura), para analise da  penetração do metal de adição e as condições da fusão do metal baseado no tipo de Gás aplicado. Levando o processo a uma condição de estabilidade e segurança do conjunto na motocicleta.