Back to top

DIDÁTICA E A IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Tipo de Trabalho 

Artigo

 

Considerada como a arte ou técnica de ensinar, a Didática é um dos principais instrumentos na formação do professor. É através dela que se adquirem os ensinamentos necessários para a prática educativa, pois o processo de ensino aprendizagem é muito complexo e para isso o educador deve constantemente refletir e repensar a sua prática pedagógica para que o aprendizado do aluno seja alcançado. Baseado nesse contexto, este artigo busca refletir sobre a relação da Didática e a formação da identidade profissional docente e qual a sua contribuição no processo de ensino aprendizagem dos educandos. Além disso, busca compreender a Didática, como um campo de conhecimentos que se preocupa com os fenômenos do ensinar e aprender, ligados à Pedagogia, enquanto ciência da educação. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, classificando-se como descritiva e interpretativa, sob a configuração de pesquisa bibliográfica e de campo.