AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR; PATOLOGIAS OU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NÃO ADEQUADAS: O UNIVERSO DO IMPEDIMENTO DO NÃO SABER; O SER APRENDENTE EM RISCO.
Artigo
RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar as principais dificuldades das crianças nas series iniciais no processo de ensino aprendizagem. Visto que este processo de ensino aprendizagem é em sua natureza complexa e permeada por fatores políticos, econômicos, culturais, e sociais. O fracasso escolar nas séries iniciais tem sido algo preocupante e motivo de atenção de muitos estudiosos e profissionais que buscam explicar quais os fatores que tem interferido neste processo, por isso é importante que o professor conheça as manifestações do pensamento infantil, para identificar o estagio que o aluno se encontra e ter uma noção bastante clara do que é uma dificuldade normal, problemático e anormal (ou patológica). O problema de aprendizagem pode ser considerado como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, a maneira, a intensidade com que se apresentam, e a duração tornam difícil para o professor diferenciar um problema de aprendizagem de um distúrbio, ficando para um especialista na área a tarefa de diferenciar uma da outra. Para isso analisou-se vários autores e estudiosos do assunto que se preocupam com a importância de um profissional mais qualificado para identificar essas dificuldades. Verifica-se a importância do professor como mediador para ajudar os alunos a terem uma formação eficaz e sadia através do preparo do docente que interagindo juntamente com o psicopedagogo e a família, possam identificar as barreiras no processo ensino-aprendizagem e assim traçarem um plano eficaz para obter sucesso. Palavras-chave: Aprendizagem. Dificuldades. Escola. Família. Interação