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DIFICULDADES E DESAFIOS DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS – PB

Tipo de Trabalho 

Artigo

A mudança repentina para o ensino remoto exigiu uma rápida adaptação dos professores para garantir a continuidade do ensino. Assim, os docentes tiveram que ajustar as atividades pedagógicas e as estratégias de ensino para promover a aprendizagem dos alunos durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores durante as aulas no período da pandemia. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa para descrever e explorar os resultados obtidos na pesquisa realizada com 21 professores de escolas públicas e privadas de Queimadas – PB. Sendo assim, utilizou-se de questionários estruturados com 16 perguntas para a pesquisa de campo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos alunos não possuíam aparelhos eletrônicos adequados para acompanhar as aulas remotas, embora tivessem acesso à internet. Além disso, os resultados indicaram que os professores arcaram com os custos para adquirir equipamentos adequados para a realização das aulas remotas e não receberam incentivos das instituições ao qual lecionam. Por fim, constatou-se que os professores participantes do estudo afirmaram ter desenvolvido algum distúrbio durante as aulas remotas.