Back to top

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo visa refletir sobre como são utilizados os conceitos de Habilidades básicas, Habilidades Transferíveis e Formação técnico-profissional na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois os conceitos são o mote do Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (RMG - 2012) que trazem as metas a serem alcançadas pelo o Brasil na educação, estabelecidas na: Conferência Mundial de Educação para Todos realizada pela primeira vez em Jomtein – Tailândia (1990) e reafirmados em sua segunda edição em Dakar – Senegal (2000), entretanto tal modelo não é destituído de interesses, pois ao se tornar signatário de tais compromissos o Estado brasileiro fica sob judice de organismo e organizações internacionais que reforçam uma educação voltada para o capital. Surgem dois problemas a partir deste cenário: o primeiro o que a EJA entende por trabalho, uma formação pautada nos conceitos supracitados darão conta de transforma a realidade educacional dos Jovens e Adultos? Buscando responder tais questionamentos o artigo se estruturará da seguinte forma: educação para o trabalho ou desenvolver habilidades para o mercado, análise das conferências, tendo como objeto as propostas para a EJA, e o RMG de 2012.