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EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO OLHAR GEOGRÁFICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Partimos da concepção que a Educação do Campo precisa ser planejada em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino superior para sua efetivação. Com isso, é necessário que o lugar de vivência dos alunos seja valorizado como ponto de partida para a compreensão das relações socioespaciais em diferentes escalas geográficas. Neste sentido, o objetivo geral deste artigo é compreender algumas reflexões a cerca da Educação do Campo a partir do olhar geográfico. Como instrumento metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, além de discussões feitas em sala de aula. Os resultados do estudo revelam que ao debater assuntos que perpassam pelo lugar de vivência dos alunos das escolas do campo, o interesse, a motivação e a participação, quando bem trabalhados pelos professores, podem despertar a elevação do senso comum ao saber cientifico. A geografia, enquanto ciência de compreensão do espaço geográfico tem grande potencial em desenvolver o senso critico no alunado. É a partir desses parâmetros que a Educação do Campo no Brasil e no Estado do Paraná precisa avançar ainda mais, mesmo diante de todas as conquistas já alcançados, sempre há melhorias a serem feitas de ordem pedagógica, estrutural, política, entre outras.