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EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA EXCLUSÃO A INCLUSÃO SOB UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Os avanços legais têm proporcionado grandes conquistas para a implantação das políticas públicas de inclusão social. Contudo, ainda se observa a marginalização social das pessoas com necessidades especiais. A literatura aponta que uma das lacunas que impedem a política inclusiva se tornar realidade cotidiana nas escolas é a falta de capacitação profissional. Diante disso, este artigo tem como objetivos refletir e discutir as práticas do psicopedagogo no que concerne à Educação Especial e à Inclusão escolar e social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, sob uma perspectiva biopsicossocial do indivíduo. Conclui-se, portanto, destacando a necessidade de um olhar do psicopedagogo que facilite a compreensão da singularidade de cada sujeito, do desenvolvimento e do processo de ensino-aprendizagem da pessoa com necessidades especiais. Deste modo, a atuação psicopedagógica deve proporcionar, por meio de práticas interdisciplinares, promover a autonomia, na vida educacional e social, desses indivíduos.