EDUCAÇÃO INCLUSIVA: BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DAS MUDANÇAS DE PARADIGMAS
Artigo
No contexto atual tem se debatido muito sobre a temática Educação Inclusiva, esses debates são gerados devido os desafios que a mesma apresenta, mas também no intuito de que todas as unidades escolares tenham um sistema educacional inclusivo, onde se respeite a diversidade como intrínseca do ser humano. Este trabalho busca apresentar ao leitor as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais (NE) no processo da inclusão educacional e social. Analisando a história da educação, percebemos que, de tempos em tempos, surgem novos paradigmas onde apresentam mudanças nos valores, percepções e práticas pedagógicas. Neste trabalho nos propomos a fazer uma breve pesquisa bibliográfica onde realizamos leituras e análises de várias obras de diferentes autores, pretendemos no presente artigo aduzir aspectos relevantes sobre a história da Educação inclusiva para embasar uma análise da situação da inclusão hoje, para tanto destacando os paradigmas: Segregação, Integração/normalização e Inclusão período atual da história.