Back to top

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: BREVE CONTEXTO HISTÓRICO DAS MUDANÇAS DE PARADIGMAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

 No contexto atual  tem se debatido muito sobre a temática Educação Inclusiva,  esses debates são gerados devido os desafios que a  mesma apresenta, mas também    no intuito de que todas as unidades escolares tenham um sistema educacional inclusivo, onde se respeite a diversidade como intrínseca do ser humano. Este trabalho busca apresentar ao leitor as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais (NE) no processo da inclusão educacional e social. Analisando a história da educação,  percebemos que, de tempos em tempos, surgem novos paradigmas  onde apresentam  mudanças  nos valores, percepções e práticas pedagógicas. Neste trabalho nos propomos a fazer uma breve pesquisa bibliográfica onde realizamos leituras e análises de várias obras de diferentes autores, pretendemos no presente artigo aduzir aspectos relevantes    sobre a história da Educação inclusiva para embasar uma análise da situação da inclusão hoje, para tanto destacando os paradigmas:  Segregação, Integração/normalização e Inclusão período atual da história.