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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo apresenta um estudo sobre as possibilidades didáticas na utilização da Tecnologia Assistiva e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) enquanto ferramenta pedagógica. O objetivo da pesquisa foi verificar se o uso das TICs favorece a inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas e se contribui para o desenvolvimento das habilidades funcionais dos alunos que possuem alguma especificidade no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino público no município de Guajará-Mirim/RO. O aporte teórico foi embasado em autores como: Kenski, (2006), Cox (2003), Ribeiro; Baumel (2003), Imbernón, (2006), Galvão Filho (2009), Schirmer (2007) dentre outros que tratam da temática. Os resultados obtidos indicam que a Tecnologia Assistiva destinada aos estudantes com deficiência é uma ferramenta importante na construção da aprendizagem e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem, porém é de suma importância que os professores busquem os conhecimentos necessários para adquirir as competências necessárias para o manuseio do computador e dos recursos de acessibilidade.