ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE TALENTOS DE LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA CHINA EM UMA PERSPECTIVA DE "APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO"
Artigo
No contexto de cooperações e intercâmbios cada vez mais frequentes em todos os níveis entre a China e os Países de Língua Portuguesa, aumenta-se ainda mais a demanda do país e da sociedade por talentos em Língua Portuguesa. A formação dos talentos de Português encontra novas oportunidades históricas e, ao mesmo tempo, enfrenta uma situação que requer reformas e inovação. O ensino em sala de aula destaca a transição do “ensino” para a “aprendizagem” e incentiva os professores a projetar e realizar o ensino em sala de aula centrado nos alunos, com o objetivo de ajudá-los a construir seu próprio sistema de conhecimento e melhorar sua capacidade de aprendizagem para atender às futuras necessidades de desenvolvimento e mudança. Na implementação do ensino, mudamos de enfatizar a melhoria da capacidade de lecionar dos professores para focar no cultivo da capacidade de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, através de entrevistas aplicadas aos professores de Português na China, analisamos a situação geral de formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da China, e exploramos a aplicação do conceito de “Aprendizagem Centrada no Aluno” nas aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE). Assim, levantaremos sugestões para promover a eficiência da sala de aula e habilidades dos alunos no processo do ensino de PLE.