FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO DE DECISÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS
Artigo
O consumidor é a razão de existir de toda organização, conhecer como ele se comporta é valioso estrategicamente. Ao efetuar uma escolha sobre uma alternativa de produto ou serviço, os consumidores analisam e efetuam julgamento sobre determinados aspectos presentes no seu objeto de compra. Inúmeros fatores influenciam um consumidor durante o processo de decisão, porém, alguns deles possuem mais força de provocar a escolha final que outros. Neste contexto, o objetivo geral do presente estudo visa à identificação dos fatores influenciadores e a constatação dos determinantes na escolha dos consumidores pela empresa. A pesquisa utilizou-se de uma busca teórica sobre o assunto, agregando-se do conhecimento presente nas teorias para explicar o fenômeno estudado; respaldado pela fundamentação teórica elaborou-se um roteiro de entrevista apresentado à gestora e à orientadora pedagógica; finalmente, fundamentado no conhecimento adquirido nas etapas anteriores, se produziu um questionário estruturado que foi aplicado à população-alvo da pesquisa. Os resultados obtidos demonstraram a aproximação da escolha do consumidor da Escola de Idiomas Ômega da teoria da racionalidade limitada nas decisões. Além disso, identificou-se dentre um conjunto de fatores pré-determinados, os três que foram determinantes para estes consumidores terem optado pela empresa. Em uma última análise, demonstrou-se o atual nível de satisfação destes consumidores relacionando às expectativas que possuíam antes da decisão com a realidade atual pós-consumo. Concluiu-se, que a pesquisa alcançou seu objetivo, possibilitando agregar estratégias para que a empresa mantenha-se competitiva no mercado.