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A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE

Tipo de Trabalho 

Artigo

As transformações de natureza científica, tecnológica, política, econômica, social e cultural ocorridas nas últimas décadas têm modificado a vida do homem nos mais diversos aspectos. Entre os acontecimentos relacionados destacam-se as funções sociais e econômicas em que a informação e o conhecimento abrangem a sociedade. Tais transformações tornam-se desafios, cada vez maiores, para as instituições educacionais e para os profissionais, no sentido de se adequarem e atualizarem, de maneira inovadora e contínua nas áreas de conhecimento. Nesse contexto, este estudo inspira-se em compreender a formação dos profissionais da educação, especificamente no que se refere à formação continuada dos docentes. Assim, acredita-se na viabilidade de uma transformação dos docentes através da qualificação permanente, da reflexão em sua prática, tendo em vistas que as estratégias que norteiam a formação continuada possibilitam a continuidade da formação inicial, mobilizando-os ao desafio da melhoria da qualidade da educação. Observa-se que na análise crítica do modelo organizacional de educação, no aspecto que tange o formato pedagógico, apresentamos um estudo, com apoio bibliográfico, podendo ser inserido no contexto em que a gestão está associada ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, a participação e o compromisso coletivo. Realizado na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, em Ituiutaba – MG, enfatizamos no conteúdo do trabalho apresentado a importância da organização escolar em que a estrutura pedagógica e administrativa adéqua-se à realização de objetivos educacionais. Apresenta como hipóteses a implantação de promover um contínuo processo de comprovação pública, reconhecendo o trabalho em equipe ao fazer uso de metodologia e técnicas de uma gestão pedagógica e administrativa viabilizando o fortalecimento dos princípios comuns na construção da autonomia de uma gestão educacional da escola envolvida. Assim, realizou-se entrevistas com aplicação de questionários envolvendo os membros da comunidade escolar. Após a coleta dos dados, os mesmos foram analisados, correlacionando os dados colhidos com a bibliografia sobre o assunto em discussão.