Back to top

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VALORIZAR A DOCÊNCIA, RECONHECER SEU PAPEL NA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Resumo: O presente artigo visa discutir e ampliar a discussão em torno da formação de professores, seu papel diante da sociedade contemporânea, os reflexos de sua ação e os impactos na transformação da sociedade vigente que necessita dos professores para realizar a travessia para o século XXI. Séculos de mudanças, desafios, do medo, do crescimento desordenado e da cultura em transição, seja ela em qual canto ou lugar de uma população que se faz, refaz e se constrói. A função da escola e as práticas dos professores são constantemente alvos de questionamentos no contexto social, principalmente quando se discute a educação escolar como ponto fundamental na formação do sujeito. Nesse estudo, um dos fatores observados é a formação dos educadores e suas práticas de ensino. No final do processo, o profissional da educação precisa encontrar e sentir-se parte do processo educativo, em busca de ser um transformador consciente dentro da sociedade que ele habita, que necessita do seu labor como uma forma de iniciar as mudanças eficientes que hora não podemos mais esperar. Os professores muitas vezes se encontram em total desmotivação, devido às circunstâncias e dificuldades da profissão e passam por momentos de conflitos quanto à sua formação profissional. Nesse artigo, veremos também um professor que muitas vezes é um eterno aprendiz, com limitações humanas, com medo do novo, com dores e sentimentos de frustração. Mas, que socialmente, sabe ser ele, a grande esperança de um mundo melhor. Palavras-chave: formação de professores, educação, sociedade, contemporaneidade