A GEOGRAFIA ESCOLAR E O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS)
Artigo
O objeto de estudo é a geografia escolar brasileira e o conhecimento geográfico, analisando sua abordagem nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs surgiram no final do século passado como resposta à necessidade de um currículo único para todo o país, visando promover políticas públicas educacionais em todo o território nacional. O objetivo deste estudo é avaliar a abordagem da geografia nos PCNs, considerando avanços e retrocessos. Verifica-se a retomada dos conceitos de paisagem, lugar, território e região, porém, falta uma articulação consistente desses conceitos com os objetivos gerais e os procedimentos metodológicos. Além disso, a abordagem econômica recebe pouca ênfase, e a geopolítica está praticamente ausente nos PCNs. A metodologia utilizada para esta análise consiste em examinar as diretrizes dos PCNs em relação à geografia escolar, identificando lacunas, inconsistências e progressos a partir da perspectiva de duas autoras: Maria Encarnação Beltrão Sposito (1999) e Nídia Nacib Pontuschka (1999). Também se considera o contexto mais amplo da política educacional brasileira, incluindo a descentralização das diretrizes, as disparidades regionais e as demandas por uma educação de qualidade. A conclusão deste estudo revela que os PCNs apresentam avanços e retrocessos na abordagem da geografia para o ensino fundamental. Embora haja uma retomada de conceitos importantes, como paisagem e lugar, a falta de articulação consistente e a ausência de temas relevantes, como a geopolítica, comprometem a efetividade das diretrizes. Além disso, é destacada a importância dos temas transversais nos PCNs, que abordam questões sociais, ambientais, éticas e culturais de forma integrada e transversal ao currículo.