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GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo faz parte do processo de entendimento em torno da Gestão Escolar e nos permitirá ter uma visão mais aprofundada dos princípios que norteiam a Gestão Democrática. Compreender a existência de diferentes interesses a respeito do mesmo tema buscando ampliar nossa capacidade de perceber novas e possibilidades de ação. Dentro disto e para assim possamos indagar se as praticas de Gestão Democrática na escola de fato melhorou a gestão escolar? . Hoje a escola depara-se com uma abertura a sociedade que por ora coincide numa maior participação desta na tomada de decisões. A escola enquanto instituição social tem um papel importantíssimo na formação social do individuo e ao trazer consigo métodos empresariais de gestão para a escola dá uma possibilidade de maior participação da sociedade civil organizada e de ser mais transparente nas suas decisões daí o termo participativa. Os princípios da Gestão Democrática no ensino público estão garantidos no Artigo n.º 206, Incisos V e VI, da Constituição Federal de 1988. A etimologia da palavra remete a um movimento dentro da educação ligado à atuação dos movimentos sociais organizados que participaram da elaboração da Constituição Federal, e tinham como bandeira a redemocratização do Brasil. Há muitos desafios atualmente e já não se justifica a existência de entidades educacionais hierárquicas que agem verticalmente; e assim se requer medidas horizontais com a definição clara de políticas que possibilitem a fluidez das informações, e um trabalho em equipe onde haja distribuição de responsabilidades e a democratização da tomada de decisões, entre os diferentes setores da sociedade.