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A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

                Este trabalho investigativo teve como objetivo  analisar a importância do brincar na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso.  A escolha por este modelo se deu por considerar que a educação infantil é uma questão social que suscita opiniões diversas, e a pesquisa qualitativa dá conta de interpretar, analisar e valorizar os dizeres e olhares dos diferentes autores.  Para a coleta de dados realisamos de inicio  a pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (1999 p. 65) “é desenvolvida a partir de material já elaborado constituído principalmente de livros e artigos científicos” utilizamos  a análise documental  que nos possibilitou  analisar o  Projeto Político Pedagógico  (PPP) da escola, verificando se o mesmo assegura o direito da criança, aos momentos de brincadeiras livres e dirigidas no espaço escolar. Por fim fizemos uma analise reflexiva com base nas abordagens teóricas estudadas, bem como nas leis que amparam a educação infantil, dentre esses referenciais destacamos: Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, os RCNs entre outros que se fizeram necessários no transcorrer da pesquisa. Os resultados desta pesquisa apontam que o brincadeira tem grande importância na educação infantil. No entanto para que o brincar seja um instrumento na aprendizagem o professor precisa estar atento a todos os detalhes, incentivando a brincadeira sem perder de vista o conteúdo que está sendo ministrado. Portanto para aproveitar as   diferentes contribuições  do brincar na aprendizagem das crianças, se faz necessário contar com a parceria de todos os envolvidos no processo:  Instituição escolar, professor e  Família.