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A IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO: PAIS OU RESPONSÁVEIS, FILHOS E PROFESSORES.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Com este estudo buscou-se analisar as dinâmicas ou estratégias utilizadas por parte da escola e da família, ou seja, qual a importância do envolvimento da família na educação e integração entre pais, filhos e professores na escola, contribui para o ensino aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de JUARA-MT. Como aportes teóricos foram utilizados, (ARIÈS 2006), (MELLO, 2001), (PIAGET, 1996), (HILLAL, 1985), (SZYMANZKI, 2009), (MARCILIO, 2010), entre outros. Nesta oportunidade a abordagem metodológica adotada foi a da pesquisa qualitativa. Já como instrumento para a coleta de dados foi utilizado à observação participativa e questionários com perguntas semiestruturadas. Esta pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a primeira constituiu-se no levantamento bibliográfico que permitiu melhor embasamento do tema investigado, a segunda consistiu na elaboração do roteiro de observação e levantamento dos dados por meio de questionários semiestruturados, configurou a pesquisa de campo por meio de observação participativa. Na terceira etapa ocorreu à sistematização e análise de todos os dados coletados. Com o desenvolvimento deste estudo foi possível compreender que a influência da família na educação e integração entre pais, filhos e professores na escola se constitui em um elemento fundamental no processo ensino/aprendizagem. Os princípios didáticos assumidos devem oportunizar aos pais o acesso à escola, incentivando-os para que proceda com auxílio nas tarefas de casa. Constatamos que há uma dedicação maior por parte dos alunos quando há preocupação dos pais para com eles. Destacamos a necessidade de ampliação de estudos e discussões acerca do papel da escola, e ainda do papel da família diante do grande desafio para conceder a escola maior qualidade no ensino aprendizagem, para formar cidadão com consciência crítica e articulada com a sociedade.