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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA IDADE DE CINCO ANOS

Tipo de Trabalho 

Artigo

A presente pesquisa descreve a temática em torno da ludicidade, a qual nos reporta a inovação da prática docente dentro das importantes discussões educacionais no que se refere ao desenvolvimento psicomotor ao considerarmos aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Neste contexto surge a importância do lúdico como aporte pedagógico ao que diz respeito ao desenvolvimento integral do aluno nos anos iniciais. O lúdico torna-se uma perspectiva significativa para o estímulo da autonomia e serve também como instrumento interdisciplinar. A aquisição do aprendizado ocorre como acreditam os teóricos citados de maneira positiva quando as metodologias e práticas pedagógicas vão de encontro ao que se denomina de sóciointeracionismo. A ludicidade proporciona momentos de liberdade, prazer, alegria, e assim e importante também que o ambiente escolar seja atrativo. (Para esta trajetória foi necessário recorrermos a contribuição de autores que tratam com ênfase do tema proposto: como: , por exemplo: Kishimoto (2003), Oliveira ( 2000), Pocera (2008),  Piaget (1973), Zabalza (1998) e  Vygotsky (1998) . Além do mais, o despertar do aprender e aprimorar é uma iniciativa da própria criança que aprende enquanto brinca ou vice-versa. Propomos assim uma reflexão teórica em torno do lúdico, onde um dos papeis da Educação Infantil nos aspectos educativos é auxiliar no progresso do aluno  respeitando-o fazendo com que este se insira socialmente e reconheça e seu potencial físico, social, motor e cognitivo