Back to top

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DO JOGO CONHECENDO A EQUAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho pretende analisar o jogo matemático como estratégia de ensino para o aprendizado da matemática, se este elemento pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, apontando a importância do jogo como ferramenta constituinte no processo do aprendizado. Apresenta também um relato de experiência com o jogo “conhecendo a equação”, aplicado a alunos do 1º ano do Ensino Médio de duas escolas estaduais de Pernambuco, assim como o resultado de pesquisa realizada com professores de matemática da mesma rede de ensino. Apoiando-se em levantamentos bibliográficos em sites de artigos científicos relacionados ao tema e outros documentos, foi possível deduzir que o jogo pode ser considerado um elemento facilitador no ensino aprendizagem e apesar disso, ainda é pouco utilizado pelos docentes que participaram do estudo, devido a dificuldades como a falta de tempo, experiência e recursos materiais. Os resultados obtidos durante o experimento confirmam o pressuposto que o jogo torna a aula mais atrativa, despertando a criatividade e a atenção do estudante levando-o a desenvolver suas próprias estratégias para resolução dos problemas. Conclui-se que o jogo deve ser incluído nas aulas de matemáticas, desde que seja feito um bom planejamento do antes, durante e após sua realização.