A INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA ADULTO NAS FACULDADES E UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Artigo
O objetivo principal deste estudo, foi analisar os limites e possibilidades do processo de inclusão de universitários com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente acadêmico. A pesquisa, de caráter bibliográfico pretende mostrar que a inclusão desses estudantes, que são, uma temática que vem ocupando crescente espaço nos debates educacionais, e, significa assegurar a igualdade de oportunidades. As propostas de educação inclusiva e especial têm se voltado mais especificamente à educação básica, e poucas discussões têm acontecido no âmbito da educação superior, o que aponta para a necessidade de aprofundar estudos neste contexto. Constata-se que o acesso à educação superior tem se democratizado nos últimos anos, especialmente para as classes populares e, também, para as pessoas com autismo. Ao mesmo tempo em que isso deve ser comemorado, percebe-se a necessidade de novas demandas, ou seja, de capacitação do corpo docente para atuarem com a diversidade e singularidade de cada indivíduo com a oferta de apoio pedagógico para estudantes com quadros reais de deficiência, considerando questões sociais, culturais, econômicas que interferiram no acesso adequado à escolarização desta parcela da sociedade que possui um expressivo aumento nas matrículas na educação superior conforme o Censo Educacional 2021.