Back to top

INCLUSÃO ESCOLAR: DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A Educação Inclusiva surgiu na década de 70, mas ainda hoje, é um dos principais dilemas na educação brasileira e tema de debate de estudiosos, em que tange uma dicotomia entre teoria e prática, quanto sua inserção nas práticas didático-pedagógicas no processo ensino-aprendizagem. O que nos motivou como tema desta pesquisa de cunho documental, com uma apreciação em diversos autores e disciplinas do curso de Letras da Uniasselvi, acerca das metodologias utilizadas pelos professores na educação inclusiva. Com a proposição de analisar e refletir sobre as orientações ofertadas pelas políticas educacionais, com perspectiva inclusiva e como ocorre as inserções escolares de alunos com deficiências, e situações participativas constituídas entres professores e colegas de escola desses alunos, no contexto do ensino regular, os resultados nos mostraram que, há uma enorme distância entre a teoria e a prática da inclusão escolar, conforme orientações das políticas educacionais brasileiras e internacionais.