Back to top

A INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NO HIPERCONSUMO DE MODA NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo tem como objetivo verificar a relação do Instagram com a disseminação do fast fashion e os impactos socioambientais dessa prática. Uma vez compreendido que o Instagram está contribuindo para a era do hiperconsumo de moda no cenário pós-pandêmico, torna-se indispensável identificar os fatores que contribuem com esse evento e seus desdobramentos. Por isso, a pesquisa básica de caráter qualitativo composta por revisão bibliográfica analisa a relação existente entre os influenciadores digitais e a coleta de dados exercida pelos algoritmos de inteligência artificial do Instagram, em especial, no contexto do e-commerce e da publicidade digital. Através desses elementos, foi possível verificar a influência do meio na decisão de compra pelo consumidor. Por esse caminho analítico, concluiu-se que o Instagram, como meio de comunicação horizontal e de natureza participativa, é um poderoso instrumento para a propagação do fast fashion, contribuindo para a sociedade de consumo. Portanto, tem-se como resultado novas perspectivas a respeito das mídias sociais e do poder das novas tecnologias.