INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: PERSPECTIVA POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO
Artigo
É imprescindível conquistar algo sem estarmos motivados, diante dessa afirmação este trabalho desenvolveu um estudo durante seis meses em uma escola do ensino médio profissionalizante sobre a evolução do conceito de inteligência humana, buscando afirmar a hipótese de que as escolas precisam esta preparadas para desenvolver seus alunos emocionalmente procurando motiva-los e persistirem em busca de seus ideais. O interesse é demonstrar se a Inteligência Emocional é apenas mais um método ou uma contribuição efetiva ao meio educacional, mostrando de forma mais simples possível, o que é inteligência emocional e qual a verdade sobre seu uso. A educação pode e deve romper as barreiras do tradicional, usando métodos que englobam várias matérias e conhecimentos que até então vinham sendo deixados de lado, isso significa repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com conteúdos das áreas e com o mundo da informação; significa pensar na aprendizagem como um processo global e complexo; significa romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural específica de seus alunos e professores.