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A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Frente ao cenário de competição entre as empresas e das constantes atualizações dos processos de globalização é clara a necessidade de expandir mercados, estreitar relações financeiras e firmar parcerias comerciais estratégicas entre as nações. Diante do exposto este artigo tem como objetivo construir uma análise estratégica das parcerias comerciais firmadas entre o Brasil e o mundo de 1990 a 2010. A problemática estabelecida está na discussão sobre quais as principais estratégias adotadas pelo Brasil nas últimas duas décadas que tornaram o processo de internacionalização de sua economia possível, bem como os resultados alcançados. Inicialmente foi realizado um estudo exploratório junto a fontes bibliográficas sobre conceitos e teorias a respeito do processo de internacionalização das economias como um todo. Por fim utilizou-se de uma pesquisa conclusiva baseada na descrição de dados reais no intuito de apresentar e discutir os resultados obtidos pelas alianças comerciais firmadas entre o Brasil e seus parceiros. Concluiu-se então que o processo de abertura internacional do mercado brasileiro foi totalmente necessária e essencial para a internacionalização de sua economia. A diversificação de parceiros comerciais foi uma estratégia extremamente inteligente e efetiva para driblar as crises sofridas pelas grandes potências mundiais nas últimas duas décadas.