INVESTIGAÇÃO DO TRABALHO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Artigo
O presente trabalho tem como principal objetivo verificar a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, bem como investigar se o lúdico é um fator motivador no processo de ensino e aprendizagem. Partindo do pressuposto de que brin-car é de suma importância para o desenvolvimento da criança, é que faz com que essa pesquisa se torne relevante. Os objetos de estudo foram três escolas, sendo uma particu-lar, uma municipal e uma estadual, em todas as escolas os alunos são do Quinto Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, sendo que em cada escola foram utilizados cinco alunos do sexo masculino e cinco alunas do sexo feminino. Foram utilizadas quinze professoras sendo cinco delas em escolas estaduais, duas delas em escolas parti-culares e seis delas em escolas municipais. São professoras do Segundo, Terceiro, Quar-to e Quinto Ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As instituições estão locali-zadas na cidade de Várzea da Palma – MG. A pesquisa utilizou-se da pesquisa de do-cumentação direta, por meio da pesquisa de campo, a técnica de coleta de dados que foi utilizada na pesquisa é uma observação direta extensiva, o questionário. Através da pes-quisa foi possível perceber que há uma falta de comunicação entre a professora e o alu-no, onde o verdadeiro sentido das atividades lúdicas não está sendo interpretado. Além disso, é possível perceber que o lúdico é sim um fator motivador para o aluno no pro-cesso ensino-aprendizagem. O resultado dessa pesquisa é conclusivo, pois o objetivo principal foi alcançado. Aqui se buscou verificar a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem.