JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Artigo
Conteúdos diariamente ensinados na escolas requerem recursos visuais para a compreensão dos conceitos. Na matemática, assuntos como planos, geometria, conjuntos, entre outros comumente são apresentados através de imagens e objetos. O presente trabalho aborda os jogos matemáticos aplicados no processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência visual assim como sua contribuição na construção de conhecimento dos conceitos matemáticos. Para as abordagens temática foram sugeridos jogos com o objetivo de melhorar a compreensão do conteúdo trabalhado em sala de aula. Esses jogos podem ser desenvolvidos em casa motivando as crianças nessa condição especial a aprender com facilidade. Foram realizados estudos de caso, envolvendo atividades práticas com usos dos jogos matemáticos adaptados para deficientes visuais, onde através de um questionário qualitativo foi possível observar gráficos resultantes a voz crítica de alunos com cegueira e baixa visão, dessa forma,ao final foi possível verificar uma contribuição nas metodologias docentes objetivando amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da matemática, determinando a inclusão à educação para todos.