LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo
Hoje as informações estão em todo lugar nos mais diversos meios, e a educação precisa estar preparada para trabalhar com as crianças. Assim o presente artigo tem como objetivo verificar como ocorre o processo de leitura e letramento na Escola Municipal “Pingo de Gente” - Educação Infantil “pré-escola 4 e 5 anos”. Para fundamentar essa pesquisa amparou-se em teóricos como Brandão (2011), Cardoso (2012), Fonseca (2012), Rosenau (2008) dentre outros que auxiliaram na discussão sobre educação infantil, leitura e letramento. Desta forma leitura e letramento são termos que precisam ser pesquisados devido à importância dos mesmos no desenvolvimento integral das crianças uma vez que elas são sujeitos de direitos. O letramento começa muito antes de a criança pegar um lápis ou conhecer as letras e as formas de escrever. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo/quantitativo, através de análise de questionário aberto, dos 12 questionários distribuídos aos professores desta instituição apenas 10 foram coletados e analisados, além de entrevista com a coordenação pedagógica sobre o projeto institucional da escola e as informações coletadas consta no presente artigo.