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MARKETING DIGITAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: AS MÍDIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E ACCOUNTABILITY

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente estudo tem como objetivo compreender a relação do Marketing Digital não comercial na Administração Pública e o fomento à participação social na gestão pública através das mídias sociais. Apesar da Legislação Federal estabelecer mecanismos de participação da população como consultas e audiências públicas, as mídias sociais ganham cada vez mais espaço em nossa vida como ferramenta de comunicação, debate e troca. O marketing 4.0 integra o off-line com o on-line, evidenciando a importância da participação do usuário durante o processo de desenvolvimento de determinado produto ou serviço, o que nos direciona à gestão pública participativa e a elaboração de políticas públicas mais eficientes e eficazes. No entanto, por mais que o uso das mídias sociais como ferramenta de participação social e engajamento em discussões políticas esteja crescendo, não se pode confirmar se de fato essa participação influencia a elaboração de políticas públicas e sociais. Para compreensão dessa relação, foram realizadas uma revisão bibliográfica complementada com uma pesquisa documental com objetivo de debater o tema.