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A MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE E APONTAMENTOS A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho é um recorte de trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização em “Docência no Ensino Superior”. A pesquisa buscou analisar se o curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Juara/MT, estaria contemplando as novas políticas educacionais no tocante ao ensino da música (em seus pressupostos teóricos e metodológicos voltados para o inicio da escolarização) uma vez que com a aprovação da Lei Federal nº 11.769/2008 (que torna a música componente curricular obrigatório a ser trabalhada na disciplina de Arte) e sua implementação no Estado de Mato Grosso por meio da Lei Estadual nº 9.437/2010, criou-se novas demandas educacionais para o curso de Pedagogia. Para tanto buscamos problematizar a formação inicial de professores (graduação), uma vez que a pesquisa sugeriu que o maior condicionante do processo ensino e aprendizagem musicais na escola poderia estar concentrado na formação inicial de professores. Fez-se necessário compreender alguns apontamentos teóricos sobre a temática confrontando-os com os resultados da pesquisa-campo. Por se tratar de uma pesquisa social, a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. Para dar o tratamento epistemológico necessário, consideramos novas concepções pedagógicas e psicológicas (GARDNER, 1996), que demonstram como a música interage com outras competências intelectuais relacionando-se de uma variedade de modos a gama dos sistemas simbólicos, bem como estudos sobre emoção e afetividade à luz de teorias psicogenéticas.