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NÍVEIS DE ESTRESSE EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RONDÔNIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO: O estresse prejudica não apenas a saúde física e mental, mas impede que trabalhadores possam exercer plenamente suas competências dentro das instituições. No âmbito escolar, isso não é diferente, pois a atividade docente exige do professor habilidades específicas, preparo e conhecimento atualizado e que o leve a desenvolver suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Em professoras, o estresse é mais significativo devido a questões de ordem biológica, sociais e familiares. Neste contexto, este estudo buscou analisar os principais sintomas físicos e psicológicos do estresse em professoras que atuam em uma escola de nível fundamental da rede pública estadual no município de Rolim de Moura-RO. A amostra foi composta por 17 professoras com idades entre 25 e 59 anos, os quais correspondem a 85% dos docentes da instituição em questão. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados obtidos demonstraram que 82% dos sujeitos apresentaram sintomas de estresse. Com relação às fontes de tensão, observou-se que as mais significativas foram: levar a vida muito corrida em função do trabalho, ter pouco tempo livre para as questões pessoais e realizar várias atividades ao mesmo tempo. Já os sintomas decorrentes foram: irritabilidade, dificuldades com a memória, cansaço frequente, angústia, ansiedade, entre outros sintomas. Ressalta-se a importância do acompanhamento de uma equipe interdisciplinar visando à prevenção e a intervenção das consequências do estresse nas atividades da vida diária, melhorando assim, o desempenho dos trabalhadores em relação as suas atividades e relações interpessoais.