Back to top

O DOMINÓ NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho teve como desígnio aplicar o jogo dominó como recurso de ensino da Matemática no 8º ano do Ensino Fundamental, também podendo ser aplicável em turmas do 6º ao 9º, ou no ensino médio, apresentando por meio do mesmo, novos processos metodológicos inseridos no contexto do ensino e aprendizagem da matemática. Desenvolvemos esse trabalho por meio da aplicação de três jogos matemáticos: dominó da potenciação, dominó das frações e dominó dos múltiplos e divisores; esses experimentos insere-se em seu contexto tradicional a matemática, com o estudo de propriedades, leituras, operações e conceitos, além disso, desenvolve habilidades, raciocínio e aprendizagem. O jogo de DOMINÓ é de suma importância para o desenvolvimento do conteúdo, podendo expor de maneira simples e interessante, estratégias de ensino relacionadas ao do currículo escolar e o trabalho docente com os conhecimentos pedagógico do conteúdo de matemática, pois é um jogo tradicional e conhecido por todos, sendo que mais interessante e inovador perante a um contexto Matemático que não apenas exige a importância do trabalho em grupo, mas uma relação de um todo, ou melhor, o trabalho em grupo e o saber matemático.