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O EDMODO COMO “PORTA” DE ACESSO PARA O ENSINO HÍBRIDO E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA DA EJA: POLÍTICA PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo faz uma reflexão acerca de como as redes sociais educativas podem afetar, sobretudo, o processo educativo de jovens estudantes, considerando ao mesmo tempo a realidade de extrema desigualdade social vigente no país e o papel do Estado como agente de políticas públicas com mecanismo de inclusão social. É necessário, portanto, considerar as redes sociais como uma “porta” de acesso para novos caminhos e perspectivas didáticas, que abrem possibilidades de integração de aprendizagens entre ferramentas tradicionais e ferramentas online em sala de aula. Decorre dessas combinações de aprendizagens uma modalidade de ensino híbrido, que permite acesso às novas tecnologias na sala de aula clássica, onde o professor poderá compartilhá-las com os alunos. Num contexto receptivo a essa nova dinâmica de ensino online, recomenda-se o emprego da Rede Social Educativa, denominada Edmodo na EJA, a qual poderá contribuir positivamente para dar nova acepção às práticas pedagógicas, propiciando assim um intercâmbio dialógico entre novas tecnologias e novas práticas pedagógicas.