O ESTABELECIMENTO DE UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Artigo
Este estudo teve por objetivo analisar os métodos de estruturação do Escritório de Gerenciamento de Projetos – EGP, para elaboração da proposta de implantação no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG. Neste contexto, avaliou-se os efeitos positivos e negativos percebidos pelos gerentes de projetos e membros da Superintendência de Tecnologia da Informação. Apresenta-se que a implantação de EGP tem se demonstrado como um fator fundamental no processo de melhoria da gestão de projetos nas organizações públicas, pois esses projetos podem resultar em inovações organizacionais. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa baseada na análise das referências bibliográficas. Foi analisado também um estudo de caso que permitiu a conceituação dos termos e jargões envolvidos, além da contextualização de sua aplicação e tipos de estruturas organizacionais. Os resultados indicam o tipo de influência que o EGP deve exercer na organização objeto de estudo. As análises apontam os benefícios e dificuldades gerados no processo de implantação do EGP na Superintendência de tecnologia de Informação do MPMG.