Back to top

O GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: DE QUE CONHECIMENTO ESTAMOS FALANDO?

Tipo de Trabalho 

Artigo

O intuito deste trabalho é desenvolver uma interpretação do documento oficial intitulado “Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular: orientações para o processo de implementação da BNCC” (BRASIL, 2018), com objetivo de problematizar a noção de conhecimento que pretende ser defendida nesta política curricular. Nossa opção é propor um recorte da política em questão, enfocando o documento citado, buscando nos afastar da ideia de conhecimento como um objeto construído através de orientações previamente planejadas e estruturadas presentes em um guia. Ao concordarmos com uma perspectiva discursiva, argumentamos que a política deve ser pensada como contingencialmente produzida, não se resumindo a execução de documentos oficiais previamente desenvolvidos. Em diálogo com Ball (1994), defendemos que a produção de política ocorre em múltiplos contextos, em que momentos de propostas não estão desarticulados a momentos de implementação. Assim, defendemos que os atores envolvidos na produção da política curricular em questão não são resumidos aos chamados especialistas e às equipes pedagógicas pré-selecionadas, cujo conhecimento técnico é compreendido pelos idealizadores da política como necessário para a elaboração e revisão curricular. Pensamos assim, com base em Lopes e Macedo (2011), que as políticas curriculares são produzidas através de um fluxo de significações, que ocorre de maneira constante e ininterrupta, e que se encontra permanentemente permeado pela diferença.