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O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA PRÁTICA DA AMAMENTAÇÃO

Tipo de Trabalho 

Artigo

A prática da amamentação é influenciada por diversos aspectos, tais como: idade, escolaridade, intercorrências mamárias, uso de chupetas, e orientação dos profissionais. Além disso, diante da globalização e a partir da inserção das diversas tecnologias, as redes sociais vêm se tornando um fator que pode influenciar na decisão da mulher em iniciar e manter o aleitamento materno. Objetivou-se neste trabalho avaliar a influência das mídias sociais na prática do aleitamento materno. Trata-se de um estudo quantitativo, com natureza exploratória, realizada por intermédio da sala de apoio a amamentação do Centro Universitário Estácio do Ceará. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, que buscou avaliar a influência das mídias socias no processo de amamentação. A amostra de mulheres entrevistadas, teve como média de idade 28,5 anos. A prevalência do estado civil das participantes se enquadrou em casadas, com renda familiar acima de dois salários mínimos, com nível de escolaridade acima de dez anos. Evidenciou-se a prevalência de primigestas. Concluiu-se que entre as mães entrevistadas a mídia social mais utilizada é o Instagram, e que essas mães que buscam informações nas mídias sociais obtiveram sucesso na dica obtida, facilitando assim, o processo de amamentação.