O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Artigo
O ensino aprendizagem dos alunos no Brasil tem sido nos últimos anos tema muito discutido, devido suas inúmeras dificuldades enfrentadas, uma delas é a superlotação das salas de aulas e o papel do professor diante as diversas entraves para realizar o ensino nas escolas. Diante disso, o objetivo geral é analisar o papel do professor no processo ensino aprendizagem e como objetivos específicos: destacar a formação do professor no Brasil; verificar as dificuldades do professor em sala de aula e fatores que contribuem negativamente para o ensino; mostrar o papel do professor no processo ensino aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos proposto foi pesquisa bibliográfica, voltadas para livros, artigos e revistas já publicados, e trata-se de uma pesquisa qualitativa. E obteve o seguinte resultado: no que tange ao ensino aprendizagem dos alunos, cabe ao professor levar em consideração os interesses dos alunos, os conhecimentos prévios e a capacidade cognitiva dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos científicos escolares, ou seja, observando a adversidade dos alunos e aplicando atividades conforme sua realidade, bem como buscando novas estratégias nesse processo.