O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO SÉCULO XXI
Artigo
Neste trabalho buscou-se efetuar uma análise do novo perfil do profissional contábil no século XXI, frente às significativas mudanças vindas dos últimos anos. A profissão contábil passa por transformações importantes que valorizam cada vez mais esse profissional, porém ainda sofre com reflexos de uma velha imagem. Com isso, surge a necessidade de vender algo superior a simples serviços contábeis. Com essa ampliação de mercado e a conquista do devido valor profissional, surge a necessidade do marketing de serviços profissionais e do marketing pessoal.Temos então, como objetivo deste artigo, demonstrar a importância do marketing para o profissional contábil nesse novo perfil.Apresentar também como esta nova ferramenta pode ampliar a capacidade e o potencial empreendedor dos empresários contábeis.Esse trabalho se justifica pela necessidade de demonstrar que, com as constantes mudanças da legislação e com a complexidade tributária vivida no Brasil, o papel do contador enquanto gestor torna-se mais delicado,seus serviços ficam cada vez mais imprescindíveis para a sociedade e para as organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não, exigindo-se um profissional com perfil diferenciado. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, através de consultas a livros, sítios e documentos eletrônicos, que permitiram apontar que o marketing contribui para que o profissional contábil tenha uma melhor valorização de seus serviços.