OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA NO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Artigo
Este artigo busca apresentar uma discussão conceitual acerca dos desafios que a educação superior brasileira terá de enfrentar a partir das metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação – PNE para o decênio 2011/2020, após a realização da Conferência Nacional de Educação – CONAE em 2010 e se esse plano conseguirá reverter os efeitos do neoliberalismo na educação brasileira. O grande objetivo deste novo plano decenal é unir os sistemas de ensino federal, estaduais e municipais, num regime de colaboração que permita obter um sistema nacional articulado, onde cada ente federado tenha seus deveres pactuados; e diretrizes que levem ao desenvolvimento integral e acelerado da educação em todos os níveis e regiões do país. Neste contexto, a educação superior não pode ser vista apenas como a última etapa do processo formal de escolarização do educando, mas precisa ser revestida de uma atribuição social, que propicie uma formação para a cidadania, o desenvolvimento regional sustentável, o avanço científico, tecnológico e a aptidão para o pleno exercício profissional no mundo do trabalho contemporâneo. Ocorre que devido ao desmonte das políticas sociais, reflexo da ofensiva neoliberal que o Brasil sofreu a partir dos anos 1980, a educação precisa primeiramente reverter este longo déficit e este quadro é o principal desafio proposto pelo Plano Nacional de Educação 2011/2020.