POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: DIFERENCIAL OU NECESSIDADE?
Artigo
Este artigo apresenta uma revisão sobre o conceito de educação especial e inclusiva, no âmbito da educação superior. Inclui uma revisão das políticas e regulamentações relacionadas ao tema de estudo, enfatizando o marco legal nacional especificamente no campo da educação superior inclusiva, a fim de extrair condições de acesso e processos educacionais de ensino e aprendizagem. Além disso, este trabalho inclui a revisão bibliográfica de abordagens de padrões aplicáveis à criação de ambientes educacionais inclusivos para finalmente construir o conceito de salas de aula inclusivas em universidades. Assim, o objetivo geral deste estudo foi estabelecer um marco de referência para a identificação de critérios e abordagens aplicáveis ao modelo de salas de aula assistenciais no contexto do ensino superior inclusivo. Foram pontuados também os seguintes objetivos específicos: discutir as políticas públicas para educação inclusiva, descrever sobre a educação inclusiva no ensino superior e compreender os benefícios do uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e tecnologias assistivas para a inclusão educacional. Em conclusão, embora a educação superior no Brasil tenha mostrado progressos nos processos de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, este nível de educação requer ações concretas nos processos de acesso, permanência e egresso, expressando uma articulação entre seu conteúdo as referidas dimensões.