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PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO, NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo aborda o processo de participação em escolas rurais do Estado de Mato
Grosso, nos anos de 1980 e 1990. Tem como principal objetivo analisar qual era a participação e
cooperação da comunidade na escola. Para tal, partimos de uma abordagem de pesquisa qualitativa;
como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista a educadores.Nosso referencial teórico
sustenta-se em autores tais como: Arroyo (1991), Calazans (1993), Therrien (1991), Almeida (2006),
Garrido (2007), Moraes (2011) e Ribeiro (2010).Portanto, opresente artigo procura refletir sobre o
estudo do trabalho pedagógico de professores que atuaram em escolas do campo, nas regiões
Sudoeste e Norte, do Estado de Mato Grossonas. Dessa forma, traz as contribuições, resumidamente,
de temáticas fundamentais relacionadas à educação no espaço rural, dentre elas, a participação dos
pais e da comunidade escolar no processo de alfabetização de alunos residentes no campo. Os
resultados dessa pesquisa apontam que a participação dos pais e da comunidade escolar contribuiu
para a organização do trabalho pedagógico nas escolas rurais, para amenizar a carga de trabalho
das professoras e para assegurar o acesso à educação por parte dos povos do campo. Espera-se
que este estudo possa servir como auxílio para um melhor entendimento das questões que envolvam
a educação no e do campo e que possa desencadear novas discussões que permitam uma maior
percepção a respeito do processo educacional existente nesse espaço rural.