A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PATRIMONIAL: A CONSTITUIÇÃO DE HOLDING COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PATRIMONIAL, ESTRATEGICAMENTE VOLTADA PARA A MAXIMIZAÇÃO DOS BENS E MINIMIZAÇÃO DE RISCO.
Artigo
RESUMO
O cenário econômico brasileiro está propício à realização de investimentos, e paralelo a isso, é imprescindível que se busque estratégias que mensure os riscos de cada empreendimento.
O objetivo do estudo foi evidenciar a aplicabilidade da empresa holding na gestão operacional dos conglomerados empresariais. E, neste contexto, discorrer acerca dos impactos gerados e seus reflexos societários, sucessórios e tributários; demonstrando as modalidades de empresas holdings, e a correta aplicação, conforme o objetivo de carda organização. Por fim, demonstrar a contribuição da holding no processo de blindagem patrimonial por meios lícitos, dentro do embasamento jurídico, respeitando a legislação vigentes, favorecendo ao empresário investir, sem arriscar o patrimônio pessoal.
Uma gestão patrimonial profissionalizada proporciona a perpetuação do patrimônio de forma sólida, minimizando os riscos na aplicação do capital. O grande desafio do empreendedor é controlar seus investimentos, respeitando suas peculiaridades, de forma que cada seguimento se desenvolva de forma independente. Isso será possível através de uma
gestão inovadora e centralizada, sendo este o propósito quando da constituição de uma Holding Patrimonial.