Back to top

RELATOS E EXPERIÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AOS DESAFIOS NO CONTEXTO ATUAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

A temática do presente artigo trata-se de Relatos e experiências do coordenador pedagógico frente aos desafios no contexto atual. O objetivo do trabalho visa reexaminar criticamente a prática pedagógica e averiguar possibilidades para novas práticas educativas sobre o trabalho dos coordenadores pedagógicos em seu modo de exercer sua função devido ao atropelamento de funções. A metodologia aplicada para a construção deste artigo constitui-se através de bibliografias de teóricos que possui suas concepções voltadas ao contexto discutido.  O trabalho foi desenvolvido visando à abordagem por meio de narrativas, onde o sujeito que comparece nesta discussão sou eu descrevendo minhas experiências no campo da coordenação pedagógica por um período de dois anos em uma Escola Municipal – Juara, MT. Que se apresenta enquanto lócus de pesquisa, o que torna uma abordagem qualitativa, onde foram descritivos os assuntos visando foco participativo.  Este artigo além de abordar o cotidiano do coordenador pedagógico fala também dos desafios do coordenador e o que muda no pensar e no fazer do coordenador. A partir destes instrumentos que justifica este artigo cientifico procuramos evidenciar como o Coordenador Pedagógico pode viabilizar melhorias nas ações educativas de maneira geral.  O coordenador pedagógico faz parte do exercício de gestores, tem enquanto papel trabalhar a formação continuada junto aos docentes, estimulando ações como: “trocas de experiências”, “leitura de textos” e “dinâmicas de grupo”, estratégias de ensino, buscar sempre por valorizar os saberes docentes, promovendo a socialização e interação do grupo de professores da escola que atua. Pois o fazer cotidiano do coordenador pedagógico perpassa a articulação da relação educador-educando-conhecimento.