REPETÊNCIA E DESMOTIVAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO DESINTERESSE COGNITIVO DE ALUNOS REPETENTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PELAS DISCIPLINAS QUE OBTIVERAM ÊXITO EM ANO LETIVO ANTERIOR
Artigo
Trata-se, aqui, da discussão sobre as concepções discentes acerca do processo de repetência e suas implicações cognitivas acerca da reapresentação dos mesmos programas pedagógicos dos componentes curriculares, especificamente do 7º ano do ensino fundamental. Objetiva-se, de forma geral, revelar um panorama que represente os impactos na aprendizagem dos mesmos componentes curriculares, quanto às relações positivas e/ou negativas geradas para o contexto escolar. Para tanto, o presente estudo lançou mão à pesquisa de estudo de caso, de forma a investiga-la em contextos educacionais de escolas públicas das cidades de Natal e Guamaré, no Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa visa abrir espaço às expressões de discentes que repetiram o 7º ano do ensino fundamental, buscando, assim, representar seus ensejos em relação ao desempenho, consecutivamente, (des) motivação aos estudos. Os resultados produzidos poderão servir de base a futuras pesquisas que almejem ampliar as especificidades subjacentes à educação básica brasileira, contemplando as formas de avaliação e reaproveitamento de estudos.